Conselho do Cluster Tecnológico Naval do RN se reúne na FIERN e prepara abertura para outras empresas
A Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte (ACTN-RN) realizou sua primeira reunião extraordinária, nesta segunda-feira (6), com representantes das seis empresas fundadoras, que se encontraram para consolidar a fase final da estruturação para abertura do Cluster a outras empresas, em 2024. O encontro teve participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, que representa a FIERN, e foi liderado pelo presidente do Conselho de Administração da ACTN-RN, Amaro Sales.
Na pauta, os associados deliberaram questões administrativas e definiram o mês de março de 2024 como data para o evento de abertura para a entradas de outras empresas na associação. “O trabalho vem sendo amadurecido e vai ser muito importante aprofundar o debate sobre a Economia do Mar no nosso estado”, comentou Roberto Serquiz.
Para o presidente do Conselho de Administração da ACTN-RN, Amaro Sales, o avanço do cronograma de ações vai enriquecer o debate sobre Economia do Mar no estado. “Acredito que a preparação durante o final do ano será muito importante para termos um bom lançamento. Somos todos entusiastas da Economia do Mar e vamos fazer esse trabalho acontecer”, afirmou.
O secretário executivo do Cluster Tecnológico Naval do RN, Daniel Penteado, ressalta que o Cluster se encontra na fase final da estruturação para abertura à sociedade em 2024. “Já temos plano estratégico pronto, site institucional no ar e documentos de compliance já em elaboração”, destacou.
Também participaram da reunião Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN; o Vice-Almirante Edésio Teixeira, Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON); Gabriel Calzavara e Victor Calzavara, representantes da Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (Coopesbra); Valmir Araújo, diretor da Intermarítima; Larissa Dantas, gerente de Relações Institucionais da 3R Petroleum; e Daniel Lana Penteado.
Cluster Naval do RN
Diante da necessidade de pensar e atuar estrategicamente nas ações que utilizam o mar direta ou indiretamente, surge no Rio Grande do Norte o Cluster Tecnológico Naval do RN, uma associação que reúne entidades representativas, empresas públicas e privadas, instituições acadêmicas e órgãos públicos ligados à Economia do Mar no Rio Grande do Norte para otimizar o desenvolvimento dos setores que a compõem.
A economia do mar é um conceito que envolve as atividades econômicas que apresentam influência direta do mar, incluindo aquelas que não têm o mar como matéria-prima, mas que são realizadas nas adjacências marítimas.
O Cluster do RN foi deflagrado ainda em maio de 2022, a partir da iniciativa do Sistema FIERN e da Emgepron, da Marinha – principal referência em engenharia naval estratégica no Brasil, e fundado oficialmente em 14 de dezembro de 2022, sendo o terceiro a existir no Brasil e o primeiro na região Nordeste. A expectativa é que o Cluster Naval do RN atue de forma a aproveitar as características que o estado possui de forma a fortalecer investimentos, políticas públicas, legislações e todas as questões e tomadas de decisão que envolvam Economia do Mar.
Atualmente, são sócios da ACTN-RN a FIERN, o SENAI-RN, a Emgepron, a Coopebras, a 3R Petroleum e a Intermarítima Portos & Logística.
Fonte: FIERN