Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte – CTN RN é uma associação civil sem fins lucrativos, que que visa impulsionar a geração de negócios relacionados à Economia do Mar potiguar, na esquina do Continente sul-americano.

O Brasil tem aproximadamente 8.500 km de litoral onde se situam 285 municípios e uma população de 40 milhões de pessoas, representando 90% do PIB dos estados costeiros. A sua área oceânica   compreende cerca 5,7 milhões de km² sob sua jurisdição e cuja ocupação sistematizada é fundamental à nossa própria soberania enquanto nação.

Rotas marítimas nas proximidades do saliente nordestino (Fonte: MarineTraffic.com)

Com um litoral de 410 km, o Rio Grande do Norte apresenta  forte vocações logística, pesqueira, de geração energética de óleo e gás e eólica singulares. Situando-se no limite do continente sul-americano, na esquina do Brasil, área de enorme confluência de rotas marítimas nacionais e internacionais, o RN apresenta enormes vantagens competitivas para o desenvolvimento de sua economia do mar.

Ao observarmos estas vantagens competitivas e comparativas encontradas no estado, podem ser percebidos arranjos produtivos mais latentes, em que determinadas atividades econômicas ocorrem de forma mais intensa, principalmente na região litorânea.

Desta forma, a criação do Cluster tem por objetivo atrair a iniciativa privada, para a geração de negócios e a criação de um ecossistema de prosperidade, atuando em tríplice hélice frente à indústrias, fornecedores de produtos e serviços, armadores, investidores e demais partes interessadas em nossos principais segmentos de atuação.

O Cluster do Mar do Rio Grande do Norte

Em 2023, de modo a estabelecer uma melhor organização das vantagens competitivas marítimas do RN, e inspirado em um modelo de governança transparente, vislumbrou-se a criação de uma Associação Civil, sem fins lucrativos, de personalidade jurídica própria e independente, a Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte (ACTN-RN).

A Associação foi fundada por seis instituições de interesses complementares: a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a Intermarítima Portos e Logística S.A., o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RN (SENAI-RN), a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), a Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (COOPESBRA ) e a 3R Petroleum.

O CTN-RN nasce como um “espaço de consenso” e tem por objetivo consolidar um ambiente de negócios saudável e vantajoso para seus associados e seus stakeholders, incluindo aí governo, academia e a sociedade, modelo denominado tríplice hélice.

Entendemos que a economia do mar compreende uma vastidão imensa de oportunidades, um verdadeiro oceano azul de possibilidades de atuação, sobretudo ao refletirmos o desenvolvimento econômico e social de nosso Rio Grande do Norte

Em nosso caso, considerando a necessidade de envolvimento efetivo de todos os atores interessados e visando a criação de um ambiente inovador, o Cluster atua no modelo de tríplice hélice, que refere-se a “um conjunto de interações entre a academia, a iniciativa privada e o governo, para promover o desenvolvimento econômico e social, baseado no conhecimento, com segurança jurídica em um ambiente propício à inovação”.

Ao vislumbrarmos o futuro, mais do que nunca enxergamos o mar como verdadeiro protagonista de nosso sucesso, ao considerarmos as imensas vantagens competitivas traduzidas dentre outros fatores por nossa privilegiada localização geográfica, de ventos constantes, fartura de recursos naturais e beleza de nosso litoral. Por isso, entender esta pujante economia é urgente, primordial, oportuno, se quisermos avançar de forma consistente na evolução de nossas indústrias, serviços e atividades relacionadas ao mar em si e suas adjacências.

Missão, Visão e Valores

Missão

Consolidar um ambiente favorável à geração de negócios para a economia do mar potiguar, aproximando atores para a construção de um ecossistema marítimo de inovação e prosperidade econômica, gerando desenvolvimento sustentável para o Rio Grande do Norte.

Visão

Ser uma referência em iniciativas de articulação estratégicas, unindo atores em um sistema de governança efetivo, que venha a consolidar um ambiente favorável a novos negócios para os seus partícipes, e a geração de vantagens competitivas a partir da economia do mar potiguar, de forma sustentável.

Valores

As atividades desenvolvidas pelo Cluster são captaneadas por seus valores orientadores, que traduzem nossa forma de atuar.

Comprometimento
Uso de capital técnico, institucional e político como instrumento para fazer valer os interesses dos associados, visando ganhos recíprocos entre as partes interessadas;

Inclusão
Emprego de práticas e ações inclusivas que oportunizem a participação coletiva, por meio das suas empresas associadas e de seus conselhos consultivos, sem distinção;

Representatividade
Abrangência ampla de atuação, considerando os 29 municípios costeiros, incluindo Mossoró, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, e suas especificidades para o desenvolvimento de uma economia do mar próspera e balanceada, contemplando as mais diversas atividades econômicas e as vocações territoriais potiguares.

Transparência
Governança intrínseca e vivenciada no dia a dia, proporcionando segurança e clareza em suas diretrizes, ações e processos, de forma a inspirar a confiança necessária para seus associados e demais partes interessadas.

Sustentabilidade
Ações que considerem o desenvolvimento econômico, mas que envolva de forma imperativa ganhos sociais reais e preservação da biodiversidade marítima, vinculando as empresas a uma estratégia coerente de desenvolvimento sustentável.

Organograma

Power Bi Cluster RN

Conheça a plataforma Power BI – Business Inteligence produzida pelo Cluster.

Conheça nosso planejamento estratégico 2024/2029