Cluster Tecnológico Naval do RN reúne novos associados na Casa da Indústria

O Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte realizou a primeira reunião com os 13 novos membros da associação, na tarde desta segunda-feira (22), na Casa da Indústria. O encontro, realizado de forma híbrida, com participações presenciais e por videochamada, serviu para conectar as novas empresas que passam a compor o Cluster.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, avalia a reunião como “a decolagem para um voo de sucesso”. “Recebemos treze novos associados que se incorporam ao Cluster com um conjunto de soluções que cria um espaço colaborativo para o crescimento individual e fortalecimento do ambiente de negócios”, afirma.

Serquiz destaca a visão de sustentabilidade defendida pelos empresários nas apresentações ao longo da reunião. “Estamos diante de um novo perfil de empresário, de empresa e de clientes. O empresário moderno busca uma atuação sustentável com preservação do meio ambiente”, completa.

 

 

Já o presidente do Cluster Tecnológico Naval do RN e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Amaro Sales de Araújo, ressalta o papel de facilitar a conexão entre as empresas. “Estamos no mesmo time de quem produz, paga impostos e gera emprego e renda, então o Cluster se propõe a ser um ponto de ancoragem para as empresas buscarem parceiros para seus negócios”, frisa.

“Esse momento muito nos alegra, porque é a consolidação da missão que recebemos do Almirante Edésio Teixeira, diretor-presidente da Emgepron, de lançar um Cluster Naval no Rio Grande do Norte, que é o terceiro no Brasil e o primeiro na região Nordeste”, completa Amaro.

 

 

A reunião também contou com a participação dos membros fundadores Gabriel Calzavara, presidente da Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (Coopesbra e do Sindipesca-RN; Rodrigo Mello, diretor regional do SENAI-RN; Larissa Dantas, gerente de Assuntos Institucionais da 3R Petroleum; Valmir Araújo, diretor executivo da Intersal, que representou a Intermarítima; André Sochaczewski, assessor para Gestão de Projetos da Emgepron; do secretário-executivo do Cluster Tecnológico Naval do RN, Daniel Lana Penteado, do comandante da Base Naval de Natal, capitão Carlos Macedo; e do assessor de Relações Institucionais do  CMG Carlos Eduardo Ribeiro de Macedo, Comandante da Base Naval de Natal e o Capitão de Mar e Guerra CMG Marco Veppo, Relações Institucionais do Comando do 3º Distrito Naval, capitão Marco Veppo.

Os novos associados do Cluster Tecnológico Naval do RN são as empresas AlfaMares, Weg, Turc, 4ecos, Água Mineral SanValle, EcoSus, Ghenova, Gasil, Nelber Chaves Advocacia, Estaleiro OneShip, ViPetro, Strategi e Thêmata. Na reunião desta segunda, cada associado teve a oportunidade de apresentar sua atuação, produtos e serviços aos demais membros.

 

 

Para o presidente da ViPetro, Francisco Vilmar Segundo, que também é presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do RN (SIMETAL-RN), o Cluster é uma oportunidade de novos negócios para as empresas. “Atuamos em diferentes segmentos e esperamos que o Cluster pode ampliar nossa atuação nas diversas áreas”, comenta.

O consultor técnico e comercial Roberto Wagner, da Weg, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos e aerogeradores do mundo, parabenizou os fundadores do Cluster pela “visão de conectar oportunidades. Não poderíamos ficar de fora dessa iniciativa organizar o ecossistema da Economia do Mar no estado”.

 

 

Sobre o Cluster Tecnológico Naval do RN

O Cluster Tecnológico Naval do RN é uma associação civil sem fins lucrativos ou político partidários – composta por três empresas fundadoras (3R Petroleum, Emgepron e Intermarítima) e três instituições eméritas (FIERN, SENAI e Coopesbra), que visa impulsionar a geração de negócios relacionados à economia do mar potiguar e se amplia para os demais estados nordestinos.

Tem por objetivo atrair a iniciativa privada, para a geração de negócios e a criação de um ecossistema de prosperidade, atuando em tríplice hélice frente à indústrias, fornecedores de produtos e serviços, armadores, investidores e demais partes interessadas em nossos principais segmentos de atuação.

Texto e fotos: Guilherme Arnaud

https://www.fiern.org.br/cluster-tecnologico-naval-rn-reune-novos-associados-na-casa-da-industria/