O que é Economia do Mar?
A Economia do Mar pode ser definida por “o total de bens e serviços, em valores monetários, destinados ao consumo final e produzidos nos setores econômicos associados ao mar”.
Pode ser também traduzida pela “quantificação dos usos ofertados pelo mar, ou por meio dele”. Independentemente de morarmos perto ou longe do mar, ao consumirmos, usufruirmos e apreciarmos quaisquer recursos que o mar ofereça, somos a engrenagem que move essa economia.
Envolvem aquelas atividades econômicas que apresentam influência direta e indireta do mar em si, incluindo também aqueles produtos ou atividades que mesmo que não tenham o mar como matéria-prima, são realizadas nas suas proximidades, ou por meio dele, exemplo das exportações marítimas.
O Rio Grande do Norte possui vantagens comparativas competitivas que tornam sua economia do mar um cenário de excelentes oportunidades. Ao nos aprofundarmos na análise de nossos vetores e possibilidades, podemos ordená-los em 06 eixos centrais, além de um eixo transversal, comum a todos, como podemos observar:
Eixo Transversal

Verticalização de Cadeias Produtivas

Estrutura Portuária

Inovação

Verticalização de Cadeias Produtivas

Estrutura Portuária
